segunda-feira, 14 de junho de 2010

Por que você acha?


No teatro, valorizamos o achado no arranjo cênico. O termo indica um efeito cênico produzido ao acaso. Um bom achado funciona como um dado unificador dos elementos da montagem.
Ao trazê-lo para o corpo desta mensagem, pretendo destacar o tema que norteou os trabalhos com os estudantes deste módulo em seu componente eixo: improvisação teatral.
A tarefa proposta era conduzir a passagem da noção de improvisação teatral, corrente no senso comum, para o entendimento da improvisação como prática desenvolvida baseada em princípios intrínsecos ao fazer teatral.
Desse modo, descobre-se que o achado teve sua razão de ser no amparo da técnica. Que se achou com base em um procedimento gerado por uma pergunta: como fazer determinada cena? Como construir cenicamente um dado sentido?
Ao longo do semestre, os estudantes assimilaram uma dinâmica de atuação cênica a partir da improvisação apoiada na técnica de montagem teatral. Nela, seqüências textuais ou cênicas, constituídas de uma sucessão de instantâneos, são articuladas resultando na elaboração do espetáculo como um todo.
O achado é, pois, uma construção.
A pergunta o que você acha? Reflete o ambiente de discussão no qual se processou a análise de procedimentos e pressupostos característicos da investigação artística e sua relação com aqueles próprios da atividade do pesquisador de uma maneira geral.

“A montagem é a arte da recuperação de materiais antigos; ela nada cria ex nihilo e, sim, organiza a matéria narrativa cuidando de sua decupagem significante.” (PAVIS, 1999, pág. 249).
(Texto de Hebe Alves)

FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO GERAL

Hebe Alves

ASSISTENTES DE DIREÇÃO

Efigênia Alkmim

Elaine Cardim

Hilda Lopes Pontes

Leonel Hencks

Leonardo Alves

Ricardo Malveira

Mirian Walderez

Paulo Henrique Dias Costa

SELEÇÃO DE TEXTOS

Denise Coutinho

ROTEIRO

Hebe Alves

ILUMINAÇÃO

Fred Alvin

ASSISTENTES DE ILUMINAÇÃO

João Paulo Silveira

OPERAÇÃO DE LUZ

Fausto Soares

AMBIENTAÇÃO CÊNICA E CONTRA-REGRAGEM

Raílson Oliveira

OPERAÇÃO DE SOM

Georgenes Isaac

PROGRAMAÇÃO VISUAL

Paulo Henrique Dias Costa

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Efigênia Alkmin

TRILHA SONORA

Hebe Alves

DIREÇÃO MUSICAL

Luciano Salvador Bahia

ADEREÇOS E FIGURINOS

Sônia Rangel e Elenco

ASSISTÊNCIA DE FIGURINOS

Aísha Brito

Laura Sarpa

Raphaela de Paula

Tacira Coelho

PRODUÇÃO GERAL

Alex Barreto

Fernanda Beltrão

Fernando Antônio

Laís Machado

Luisa Muricy

Patrícia Oliveira

Thiago Carvalho