Nesta Data Querida
Existe uma condição da vida social que, espetacularmente, nos une: as ocasiões de festa. Nesta Data Querida é um espetáculo construído através da memória coletiva de reuniões festivas da sociedade brasileira. Por meio de uma narrativa não-verbal, exprime através dos corpos (que falam) as relações, intrigas e afetos gerados a partir dos encontros de comemoração. Remake de “Dias de Folia” (16ª montagem do TCA.Núcleo), dessa vez com alunos do Curso de Intepretação da Escola de Teatro da UFBA, o espetáculo convida o público a adentrar nas festividades que compõem e caracterizam a cultura do Brasil: vasta, heterogênea e festeira. Estão em cena, assim, festas populares e de cunho familiar, das que permeiam o imaginário coletivo brasileiro: cerimônia de casamento, festa de S. João, velório, despedida de solteiro, chá de bebê...
A direção é da mesma encenadora de “Dias de Folia” (Jacyan Castilho), que dá continuidade ao projeto de encenação de espetáculos não-verbais, cuja temática sejam os encontros e ritos coletivos.
Nesta Data Querida traz um elenco jovem, com alunos do penúltimo semestre do curso de Interpretação da Escola de Teatro da UFBA, tradicional celeiro de novos talentos. Dentre os atores, integrantes do Teatro Base – coletivo que recebeu o último Prêmio Braskem de Teatro, como grupo Revelação.
A trilha sonora foi construída por Luciano Salvador Bahia, e a iluminação está a cargo de Pedro Dultra, ambos profissionais premiados e experientes na produção teatral soteropolitana.